ENTRAR E JOGAR

COP aplaude aumento de verba olímpica, mas pede mais apoio às federações

Iniciado por Admin, Hoje at 05:22:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Fernando Gomes, saudou esta quinta-feira as medidas anunciadas pelo Governo em Conselho de Ministros para o setor do desporto, sublinhando que o aumento de 30% da verba destinada à preparação olímpica vai ao encontro das reivindicações da entidade. Ainda assim, voltou a insistir na necessidade de reforçar o apoio às federações desportivas.

https://sportinforma.sapo.pt/" target="_blank" rel="noopener noreferrer">- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

"Fomos agradavelmente surpreendidos. Saudamos vivamente o aumento de 30% da verba para a preparação olímpica, na linha do que temos vindo a defender", afirmou o dirigente, em declarações à Lusa, à margem das comemorações dos 75 anos da Federação de Ginástica de Portugal, em Lisboa.

Segundo Fernando Gomes, os 30 milhões de euros destinados ao ciclo olímpico até 2028 vão permitir melhorar as condições de atletas, treinadores e federações, além de reforçar áreas de apoio multidisciplinar como medicina, psicologia, nutrição e fisioterapia. "Houve momentos em que os atletas necessitavam desse apoio e não o tinham", recordou.

O líder do COP destacou igualmente a importância do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo (PNDD), apresentado pelo Governo e aprovado esta quinta-feira. O programa, que abrange o período entre 2025 e 2036 e envolve 130 milhões de euros, surge com 44 medidas que, segundo Fernando Gomes, "projetam estabilidade e conhecimento atempado" para o setor.

Apesar do elogio, o dirigente reforçou o apelo a um reforço dos meios destinados às federações, defendendo que o Governo assuma os custos de funcionamento do IPDJ para libertar verbas diretamente para estas entidades. "Insistimos nas nossas propostas dentro das limitações orçamentais conhecidas", frisou.

Fernando Gomes assinalou ainda o investimento de 19,3 milhões de euros para a requalificação do Centro de Alto Rendimento do Jamor, que classificou como "extremamente importante", dado tratar-se do principal polo de preparação olímpica do país.

O presidente do COP garantiu que a entidade continuará a trabalhar em articulação com o "ecossistema desportivo" para elevar o desporto português a "patamares de maior excelência".